Segurança anti incendio - Porque devemos instalar chuveiros em 220 Volts

 

 

 

 ELÉTRICA PREDIAL   ANTI-INCENDIO  - POR QUE DEVEMOS INSTALAR CHUVEIROS EM 220 VOLTS ?

 

Varios fatores  aconselham a utilização de redes de 220 Volts.

 

Existem  inúmeros prédios antigos onde a instalação elétrica é a mesma feita a 30 anos ou mais. A maioria destes predios são

de apartamentos alugados  onde a manutenção elétrica  deixa a desejar .O negocio é usar e usar  enquanto funciona !

 

Na decada de 70  os chuveiros tinham uma potência maxima de 3200 Watts.  Isto fazia que a corrente circulante em um chuveiro ligado  em 127 Volts  fosse algo em torno de 27 amperes. Corrente  perfeitamente capaz de circular no  fio 4 mm2.

 

Com o passar dos anos a potência dos chuveiros aumentou e hoje temos  chuveiros de até 8000Watts.

 

Nas ferragens é comum a venda de chuveiros com potência  de 5500Watts. O fabricante informa a fiação minima 10 mm2, Ocorre que  a maioria nem lê os avisos do fabricante.

 

Sem contar que as tubulações antigas não tem espaço para a instalação de fio 10mm2.

 

Se voce ligar um chuveiro de 5500 Watts em um fio de 4mm   até funciona ! Só que: O chuveiro não aquece como tem que aquecer.  O fio é que aquece  e isto com o passar do tempo pode provocar um curto dentro da tubulação.  Ainda mais quando aparece um  “CURIOSO” e sugere para trocar o disjuntor por um de maior potência, neste caso o risco é muito maior.

NUNCA aumente a potência do disjuntor do chuveiro porque ele costuma desligar durante o banho. Isto é muito perigoso. Alterações e manutenções de redes elétricas devem ser feitos por profissional habilitado. Disjuntores foram feitos para PROTEGER a instalação e seus USUARIOS . Qualquer alteração somente pode ser feita após uma análize técnica.

 

Um fio 4mm  suporta 30 amperes.  Um chuveiro de 5500 Watts ligado  em 127 Volts  faz circular uma corrente de  45 amperes aproximadamente

 

É grande o numero  de pessoas que compram chuveiros de 5500 Watts e instalam em redes inadequadas,( predios antigos) ficando a merce de  funcionamento precario:  O chuveiro aquece pouco.

 

Em nosso site www.claudioeletricista.com  voce pode visualizar um pouco das instalações elétricas erroneamente montadas.

 

Solução:

 

Utilizando o fator de calculo elétrico ( QUANTO MAIOR A TENSÃO MENOR A CORRENTE CIRCULANTE ) resolvemos o problema.

 

Visto que um chuveiro de 5500 Watts  ligado em 220 Volts  circula    25 Amperes,  corrente perfeitamente  segura de  circular  em  um fio de 4 mm2.

Isto quer dizer que a maioria  das instalações antigas de chuveiro podem ser perfeitamente utilizadas quando ligadas em 220 Volts. Basta algumas alterações na rede da casa ou apartamento para que o problema seja resolvido com um custo baixo.

 

Teremos chuveiro  quente e segurança na instalação.

 

Um eletricista Profissional sabe do que estou falando, e pode solucionar definitivamente e com segurança o problêma de chuveiro que não aquece. O eletricista Profissional também sabe da  IMPRESCINDIVEL  necessidade da colocação do ATERRAMENTO  do chuveiro.

 

Aproveito também para dar uma dica em relação aos “CURIOSOS“

 

 Se algum dia chamar um eletricista e  ele disser que o problêma está no positivo ou no negativo,  troque de eletricista, pois em instalações elétricas residenciais ( corrente alternada ) não existe positivo e negativo. E sim fase  e neutro.

Positivo e negativo é uma linguagem utilizada para definir polos em corrente continua. Exemplo baterias automotivas, fontes de alimentação, pilhas...

 

 

contato@claudioeletricista.com

OUTROS SERVIÇOS DE CLAUDIO ELETRICISTA